Os benefícios do queijo para a saúde física e bucal
Não é novidade para ninguém que manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e fibras ajuda no nosso organismo como um todo, até mesmo na saúde bucal. Mas, quando falamos sobre alimentação saudável, logo pensamos em uma dieta restritiva e regrada com somente frutas ou verduras no cardápio.
Porém, nem sempre é assim. O que pouca gente sabe é que existe uma série de alimentos importantes para a saúde que não necessariamente precisam ser ruins de digerir. Um desses alimentos é o queijo!
Continue lendo este artigo para entender como o queijo pode ajudar no bem estar do nosso organismo e como este alimento consegue ser um importante ingrediente para a melhora da nossa saúde bucal.
Por que o queijo faz bem?
O queijo é um dos alimentos mais populares do Brasil. Ele serve como ingrediente essencial em diversas receitas típicas brasileiras. Mas, é sozinho, ao natural, que o seu consumo auxilia na melhora do funcionamento do nosso organismo. Veja agora o porquê.
O queijo possui diversos nutrientes, além de ter alta concentração de cálcio e fibras. Esses nutrientes, aliados com as vitaminas A e B12, também presentes no queijo, proporcionam um melhor desenvolvimento do nosso organismo.
A vitamina A vem de origem animal e vegetal, por isso é facilmente encontrada em leites e derivados. Ela funciona como um micronutriente que ajuda no processo de renovação dos tecidos das nossas células. Por isso é tão importante para o nosso corpo como um todo.
Diferentemente dos animais e das plantas, nós, seres humanos, não conseguimos produzir tal vitamina. Isso exige que busquemos outras maneiras para recompor esse nutriente que falta.
A ausência de vitamina A no corpo humano pode causar cegueira no caso mais extremo, e em casos mais brandos, problemas respiratórios e diarréia.
Já a vitamina B12 é responsável pela manutenção da nossa energia. Toda vitamina que vem do complexo B transforma carboidrato em açúcar, ajudando a aumentar a energia que nosso organismo precisa para continuar funcionando.
A vitamina B12, especificamente, mantém o ferro presente no nosso sangue juntamente com a manutenção dos glóbulos vermelhos. A falta desta vitamina pode acarretar em anemia ou em doenças autoimunes.
Mas o queijo também possui uma alta concentração de cálcio e fibras e essa é a parte fundamental para a manutenção da saúde bucal. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.
O queijo e a saúde bucal
Agora que você já percebeu o quanto de coisa boa provém do queijo, vai aí mais uma curiosidade: o queijo é um dos alimentos mais importantes quando se quer cuidar da saúde bucal.
Como falamos anteriormente, o queijo possui alto teor de cálcio e fibras, isso significa que ele é excelente para evitar uma série de doenças da nossa boca. Comer queijo regularmente pode ajudar na prevenção de cáries, aumenta a produção da saliva, regula o pH bucal e, consequentemente, evita a erosão dos dentes.
Sim, muita coisa boa que o consumo de queijos pode oferecer! O cálcio presente fortalece os ossos e principalmente os dentes. Além disso, a grande produção de saliva provocada pelo consumo deste alimento, dificulta a proliferação das bactérias da cárie. Ou seja, dentes livres de doenças e ainda mais resistentes.
Mas, cuidado! Se você já tiver predisposição para algumas das doenças bucais apresentadas aqui, procure imediatamente um dentista de confiança. Consulte o plano empresarial odontológico de onde você trabalha ou procure por um plano odontológico pessoa jurídica caso você seja empreendedor, para encontrar mais facilmente este profissional a fim de que problemas mais sérios não se desenvolvam.
Tipos de queijo saudáveis
Infelizmente, não são todos os tipos de queijos que fazem bem à saúde. Por ter muita gordura saturada, o consumo excessivo de certos tipos de queijos podem causar problemas cardiovasculares, além de comprometer os rins e a pressão arterial.
Por isso, fique atento aos tipos de queijos recomendáveis para a saúde:
Os queijos brancos são os mais indicados para quem está iniciando uma dieta com reeducação alimentar. Por serem baixos no teor de gordura, trazem mais benefícios do que malefícios a saúde. São eles:
- Cottage;
- Ricota;
- Minas
Queijo Cottage
O queijo Cottage é de longe o mais saudável. Ele é o menos calórico e com mais gorduras “boas” concentradas. Este tipo é muito recomendado para atletas e gestantes, por possuir alta concentração de cálcio e pouca gordura negativa.
Ricota
A ricota é produzida a partir do soro do leite, também muita rica em cálcio e pouco calórica. Este tipo tem baixas concentrações de sódio e isso ajuda no aumento da massa muscular.
Minas
O queijo Minas é o nosso patrimônio cultural. Mas, além disso, é uma ótima opção para manter-se saudável. Apesar dele ser mais calórico que os outros citados, ainda assim, apresenta um nível de gordura muito baixo em relação aos demais tipos de queijo. Esse tipo ajuda a combater a hipertensão, regulando a pressão arterial e a diabetes, melhorando a absorção da glicose.
Procure um especialista
Como vimos, o queijo é um dos alimentos mais populares no Brasil e que fazem um bem enorme para a saúde. Mas, cuidado, o consumo exagerado pode aumentar as chances de diversos tipos de doenças. Por isso, antes de consumir, procure um especialista.
Um bom nutricionista pode indicar qual melhor tipo de queijo para você comer durante a sua reeducação alimentar. Além disso, um dentista de confiança também sabe qual a melhor forma de consumir esse alimento com a intenção de melhorar a saúde bucal.
Por conta disso, procure planos de saúde ou convênios odontológicos para encontrar os especialistas certos a fim de te ajudar. Um bom convênio dental é capaz de te apresentar os melhores dentistas próximos da sua região.
Sem exageros, mas podendo comer sem culpa. O bom do queijo é que além de ser um ingrediente que combina com os mais variados tipos de receita e com o paladar brasileiro, serve como o alimento fundamental na manutenção da saúde do nosso corpo, por isso, aprecie sem medo!
Conteúdo produzido por Beatriz Estima, link builder e redatora do blog Ideal Odonto.
Comentários