Desafios do marketing nos tempos de pandemia - Interessante Saber
Desafios do marketing nos tempos de pandemia
Tecnologia

Desafios do marketing nos tempos de pandemia

Investir em marketing pode ser a ferramenta que irá salvar o seu negócio em tempos de crise.

Administrar um negócio em dias normais já possui suas dificuldades naturais, desde a abertura até o dia-a-dia, no entanto, em dias de crises sejam elas financeiras, sanitárias ou até mesmo política, elas praticamente triplicam.

Com a pandemia do Coronavírus, que teve início no ano de 2020, muitos negócios não possuíam estrutura para tal situação e infelizmente precisaram fechar as portas.

Enquanto outros, precisaram reinventar todo o processo de comercialização e divulgação. Pode até parecer contraditório, mas muitas empresas conseguiram enxergar oportunidades e estão superfaturando em um momento tão delicado.

Quer saber como é possível? Continue a leitura.

A importância da digitalização em tempos de crise

Um dos principais pontos que permitiram que empresas descobrissem oportunidades em tempos de crise, foi a compreensão de que era necessário digitalizar o negócio.

Um dos principais desafios durante a pandemia foi o distanciamento social e a quarentena. Para muitos negócios, essa situação tornou-se desesperadora. Como atrair clientes? Como fidelizá-los?

Esse cenário foi um tanto desafiador em todos os ramos, principalmente para aqueles que ainda utilizavam o Marketing Tradicional como principal meio de comunicação.

Caso você não saiba, o Marketing Tradicional, é aquele que é utilizado fora da internet, ou seja, comunicação por meio de banners, panfletos, outdoors etc.

Diante disso, a tecnologia trouxe diversas soluções para diversos ramos, e tornou-se a principal aliada para a manutenção e desenvolvimento de diversas empresas.

Com o distanciamento social, a internet tornou-se nosso principal meio de comunicação. Antes desse período, ela já poderia ser considerada uma extensão de nós, no entanto, isso foi impulsionado ainda mais.

Quando temos algum problema e dúvida, a primeira reação é pesquisar no Google, não é? Por isso, para se destacar da concorrência, muitos empreendedores e profissionais de marketing entenderam que era preciso estar no meio digital.

Então, surgiu o Marketing Digital. Mas, afinal, você sabe o que é?

O que é Marketing de Digital?

O Marketing Digital, basicamente, é um conjunto de estratégias aplicadas online que possui como objetivo atrair clientes e até mesmo fidelizá-los.

Porém, esse conceito é muito amplo, mas não existem dúvidas de que é o meio para o crescimento e desenvolvimento de um empresa. Isso porque a maior parte da população está conectada à internet.

Ela possui diversas estratégias, mas não é uma ciência exata, ou seja, não possui uma receita que se aplica a todos os modelos de negócios. Ela poderá mudar de negócio para negócio, de acordo com o público alvo e objetivo da estratégia.

Entre as estratégias, estão os uso de e-mail marketing, redes sociais, blogs, sites, podcasts, infográficos etc.

Por que investir em Marketing Digital em tempos de crise?

Além de, possuir diversos benefícios para o negócio, o Marketing Digital é uma estratégia que possui baixo custo de investimento. Algumas ações, podem até ser realizadas de forma gratuita.

Mas, se feito de maneira correta, pode lhe render muita lucratividade, já que possui resultados surpreendentes.

Como implementá-lo no meu negócio?

Entenda quem é o seu público

Para qualquer estratégia dentro do Marketing, o primeiro passo é entender quem é o seu público. Vale mencionar que uma estratégia de marketing possui como objetivo conectar o problema do cliente com a solução, que é o seu negócio.

Mas, para isso, é preciso entender qual de fato é problema desse cliente. Você consegue ter mais assunto com uma pessoa que conhece há anos ou com uma pessoa que acabou de conhecer?

Para que uma estratégia seja eficiente, a lógica é a mesma.Quanto mais você souber sobre seu potencial cliente, mais fácil será para criar conteúdos que converse com eles.

No Marketing Digital, não basta exibir o seu conteúdo para um número elevado de pessoas, mas para as pessoas certas, que de fato têm interesse no assunto.

Invista em um site e um blog

Um dos principais passos, inclusive durante o processo de digitalização, é a criação de um site. Basicamente, ele funciona como uma espécie de cartão de visita ou até mesmo como uma recepção.

Ter um site que possua um design confortável e visualmente bonito, pode ser um diferencial para que o usuário permaneça mais tempo dentro do seu site.

Já o uso de um blog é fundamental para o Marketing Digital. Lembra que falamos que, quando uma pessoa tem uma dúvida ela procura a resposta no Google?

Então, o blog é utilizado para dar a essa pessoa a resposta que ela precisa. Por exemplo, uma clínica Odontológica possui um blog, ela percebe que as perguntas mais comuns que seu público faz em relação ao seu negócio, são sobre lente nos dentes e implante dentário.

Nesse caso, a clínica deve procurar criar conteúdos sobre esses assuntos, informando quais são os benefícios desse tratamento e onde pode fazer esse tipo de tratamento.

A lógica, é que você eduque o seu potencial cliente a querer fazer negócio com você, por meio de conteúdos relevantes.

Crie conteúdos relevantes

Como já falamos anteriormente, a criação de conteúdos é extremamente importante para que a estratégia seja bem sucedida.

Mas criar um bom conteúdo não significa apenas criar bons textos. Significa criar conteúdos atrativos e que sejam capazes de passar a mensagem de forma objetiva e clara.

Veja alguns formatos de conteúdos:

  • Blogs posts;
  • Webinars;
  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Podcasts.

Novamente, vale lembrar que não existe um formato exato que se aplique bem a todos os modelos de negócio, é preciso entender quem é o seu público para conseguir criar uma estratégia eficiente.

Invista em técnicas SEO

Outra estratégia muito usada no Marketing Digital, e que possui uma extrema importância, é a aplicação das técnicas de SEO – Search Engine Optimizations.
Basicamente o SEO é uma metodologia, que possui como objetivo otimizar páginas do site, para que ele fique nas melhores posições do Google.

Seguindo com o exemplo da clínica odontológica, o SEO faz com que toda vez que uma pessoa pesquisar por “clareamento dental com moldeira” ou “aparelho dental transparente”, o site da clínica apareça como resultado entre os primeiros posicionados.

Dentro do SEO, existem inúmeras técnicas que podem ser feitas de forma gratuita que irão impulsionar o seu site a estar entre as melhores posições.

Alguns negócios negligenciam a importância disso, no entanto, quando você costuma fazer uma pesquisa, você costuma procurar após a terceira página de pesquisa?

Sabemos que a grande maioria responderia que não, por isso, é importante investir nessas técnicas para que você ganhe visibilidade e novos clientes, principalmente em tempos de pandemia.

Alavanque seu negócio em meio a pandemia!

Com este artigo, você conferiu o que é Marketing Digital e qual o seu impacto na comercialização atual.

Além disso, vimos algumas estratégias práticas que você pode aplicar em seu negócio para atrair novos clientes e alavancar suas vendas.

No entanto, sabemos que o conceito e as estratégias de Marketing Digital são mais amplas e até complexas. Por isso, caso tenha dificuldades, não hesite em contatar um profissional da área.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.


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