Por que ficamos com a pele arrepiada?
É interessante saber que, embora não tenhamos mais muito pelos no corpo (como nossos ancestrais), nós ainda mantivemos o mesmo sistema neuronal que eriçava os pelos deles para protegê-los do frio. O ser humano evoluiu, mas ainda possui algumas funções básicas de seus ancestrais.
Ficamos arrepiados por causa da inervação de uma musculatura que envolve a base de cada pelinho. Quando o frio causa um estresse suficiente para que nosso sistema nervoso responda, esses músculos se contraem e então os pelos ficam eriçados.
De onde vem o arrepio?
Com a evolução, os seres humanos perderam os pelos fartos, mas continuaram com a capacidade de buscar diminuir a perda de calor eriçando os pelinhos curtos e finos que têm, por isso arrepiamos. Na falta de pelos, um agasalho ajuda muito!
Outro motivo, também vindo dos ancestrais é um mecanismo de defesa: quando um animal se sente ameaçado eriça os pelos, aumentando de tamanho para parecer a seu oponente um inimigo mais poderoso do que é. Sendo assim, até hoje o medo e outras emoções nos fazem arrepiar.
________________________________________________
Com informações de Mundo Estranho e Diário de Biologia.
Comentários