Atividade física aumenta a fertilidade do homem
Que a atividade física (regular e com acompanhamento) faz bem para a saúde, todo mundo sabe. Mas você sabia que atividades físicas aumentam a fertilidade masculina? Vamos entender essa realidade no artigo de hoje.
Entenda melhor
Cientistas da Universidade Justus-Liebig, na Alemanha, e de instituições iranianas coletaram o sêmen (ou seja, espermatozoides mais o fluido que os transporta; também chamado de esperma) de 261 homens e, então, mandaram 193 realizarem exercícios aeróbicos.
Após um semestre, novas amostras foram analisadas. Os resultados foram contundentes: nos ativos, a mobilidade e o formato dos espermatozoides haviam melhorado, o que não aconteceu com os 68 sedentários. Em resumo, os gametas masculinos estavam fortes e passaram a nadar mais rapidamente.
“Nossas descobertas mostram que a atividade física pode ser uma estratégia simples, barata e eficiente de incrementar a qualidade do esperma”, conclui o fisiologista Behzad Maleki.
Os pesquisadores foram além. Entre os participantes que saíram do marasmo, 66 treinaram em intensidade moderada, 62 em ritmo vigoroso e 65 de maneira intervalada – alguns minutos de canseira extrema intercalados com outros mais leves.
Embora as três modalidades tenham gerado efeitos positivos, a primeira sagrou-se campeã. “Não estamos falando de uma caminhada devagar. Porém, é uma prática condizente com iniciantes dentro do peso adequado e sem doenças associadas”, interpreta o educador físico Tony Meireles, professor da Universidade Federal de Pernambuco.