Arrancar os pelos do nariz pode prejudicar a saúde
É interessante saber que existem diversos hábitos que podem parecer inofensivos, mas podem prejudicar a nossa saúde. Arrancar os pelos do nariz, por exemplo, pode contribuir para consequências bem severas como meningite ou abcesso cerebral. Vamos entender o motivo?
Arrancar os pelos do nariz pode prejudicar a saúde
O alerta é de um médico otologista da Universidade de Nova York, que afirma que os pelos nasais possuem uma função de grande importância para todo o nosso corpo. Eles nos protegem de microrganismos nocivos, por uma união entre o muco e os movimentos dos pelos das fossas nasais (isso mesmo, eles se movimentam!).
O nariz filtra o ar que inalamos e esses pelos chamados cílios são responsáveis pela “varredura” do ambiente. Através de seus movimentos, eles levam o muco contaminado para a área correta, o estômago, que poderá destruí-los através dos ácidos.
Vários germes vivem nas bases desses pelinhos que, se retirados, deixarão de proteger o corpo, causando sérios riscos à saúde.
O que pode acontecer se apararmos os pelos nasais?
Estudos realizados por uma equipe liderada pelo Dr. Erich Voight, de uma conceituada universidade americana, apontam que é fundamental que se conheça o que ele chama de Triângulo Perigoso da Face. Se você retirar a proteção nessa zona, corre sérios riscos de saúde, como aponta o estudo.
Nessa área, existe um conjunto de pequenos vasos sanguíneos que ficam localizados entre os cantos dos lábios e o nariz, e por isso é muito importante ter cuidado.
O Dr. Voigt alerta que se a pessoa aparar muito os pelos nasais, corre o risco de ter algumas algumas consequências bem severas, como por exemplo, meningite ou abcesso cerebral. O motivo é que as veias que drenam o sangue do nariz e do cérebro são as mesmas. Se aparar muito curto ou pior, arrancar os pelos com máquina ou pinça, você corre o risco de que microrganismos e afins entrem não somente nas cavidade nasais, mas também nos seios da face e no cérebro.
Como aparar os pelos do nariz corretamente
Claro que muitos pelos grande no nariz podem ser desconfortáveis e esteticamente desagradáveis. Então, se a situação estiver feia por aí, dá para resolver de uma maneira que não causa danos, mantendo assim a função de filtro. Confira:
- Higienize a área a ser tratada;
- Use uma tesourinha sem ponta, reta e esterilizada. É importante que ela seja usada exclusivamente para a região das narinas, evitando contaminação;
- Posicione-se em frente ao espelho de aumento, desse utilizados para maquiagem;
- Retire delicadamente a superfície excessiva de pelos;
- Atenção! Os pelos não podem ficar muito curtos.
Com cuidado e higiene, tem como ficar com uma aparência bonita e ainda saudável.
Se achou esse conteúdo útil, compartilhe com os seus amigos!