Alimentos que fazem mal e você nem imaginava
É interessante saber que vários alimentos, dependendo da quantidade consumida, podem fazer muito mal à saúde. O que muita gente não sabe é que alguns alimentos vistos como “inofensivos” também podem fazer mal.
Adoçante:
Por essa você não esperava, né? Se açúcar em excesso faz mal, como algo que substitui o açúcar pode ser prejudicial? Estudos já provaram que esses substitutos do açúcar alteram a forma como o nosso corpo metaboliza a glicose, cujos níveis no sangue podem sofrer grande alta com apenas uma semana de uso. Além disso, os adoçantes estimulam o corpo a acumular energia e até engordar com mais facilidade. Isso porque eles enganam o corpo na hora das refeições, que entende que ainda não se alimentou.
Margarina:
Margarina é mais saudável que manteiga? Os médicos dizem que não. As margarinas aumentam o colesterol ruim (LDL) e acabam reduzindo o saudável (HDL). A dica é substituí-la por azeite ou manteiga sempre que puder. Mas se você não fica sem a margarina, atenção: quanto mais sólida ela for, mais gordura trans ela terá e menos saudável será.
Enlatados:
As latas usadas para armazenar vários produtos são péssimas para a saúde por serem feitas com bisfenol A, um produto sintético que pode afetar o sistema hormonal, mesmo que ingerido em pequenas quantidades. Em grandes quantidades, o bisfenol A pode causar infertilidade, câncer de mama, obesidade, diabetes e pode até alterar o comportamento de crianças.
Cereais matinais:
Embora passem a ideia de que são saudáveis, cereais matinais possuem excesso de açúcar para agradar seu principal público: as crianças. 56% do peso das embalagens dos cereais matinais é constituído apenas de açúcar. Claro que prejudicam o organismo.
Soja:
Alimentos transgênicos fazem mal para a saúde e, segundo estudos, podem causar tumores e câncer. Se você quiser fugir dos alimentos geneticamente é melhor tomar cuidado com a soja. Uma grande parte da produção do Brasil e dos EUA é de soja transgênica.
Cavala, peixe-espada e tubarão:
Não são muito comuns na nossa culinária, mas mesmo assim, é importante alertar: esses peixes possuem uma toxina chamada metilmercúrio, que pode prejudicar o sistema nervoso.
Hambúrgueres industrializados:
São feitos com animais criados para o abate, cheios de hormônios. Ao contrário dos hambúrgueres gourmet, feitos em restaurantes especializados, eles são produzidos com peças de carne duvidosas de vários animais, o que aumenta o risco de contaminação.
Refrigerantes diet e light:
Refrigerantes comuns fazem mal, você já deve saber. Pela quantidade de açúcar, podem contribuir para o diabetes. Os refrigerantes com zero açúcar, possuem quantidades enormes de adoçantes, o que você já leu acima que não é nada bom.
Maçãs:
Maçãs são ótimas para a saúde e trazem vários benefícios para o corpo. O problema é a quantidade de agrotóxicos usados no cultivo da fruta. Muitos compram a maior e mais bonita em vez da orgânica. Não caia nessa. Sempre que puder, procure a maçã orgânica. Já falamos acima do mal que fazem os agrotóxicos.
Carne processada:
Salame, presunto, bacon, salsichas, entre outros. Essas carnes processadas industrialmente, segundo estudos, possuem quantidades enormes de gordura e aumentam a chance de desenvolver doenças sérias como o câncer. Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que as pessoas que consomem esses produtos regularmente, vivem menos (em torno de 20 a 30 anos menos em média).
_________________________________
Hora de repensar o que estamos comendo e buscar uma vida mais saudável. Compartilhe esse post com seus amigos.
Com informações de Sempre Questione.