
A mascote do navegador Firefox não é uma raposa!
É interessante saber que o Firefox é um dos navegadores mais populares e está em milhões de computadores pelo mundo. Em 2002, o nome de projeto pra o browser era Phoenix (Fênix, em português), a famosa ave que renasce das cinzas. Alguns meses depois, houve a alteração para Firebird. Porém, essas duas marcas já eram usadas em outras propostas de código aberto. Foi então que, em 2004, mudou para a que conhecemos hoje: Mozilla Firefox. Mas seu mascote não é uma raposa como muitos imaginam. Vamos saber mais?

O nome Firefox foi escolhido por vários motivos: é simples de lembrar, uma boa marca, parece com Firebird e é único. Ou seja, nenhuma empresa tinha registrado algo com esse título.
Por que a confusão com a raposa?
A mascote do Firefox é a Fox, um panda vermelho. O conceito inicial do logotipo foi desenhado por Stephen Desroches e, depois, formulado pela equipe com efeitos gráficos, usando a imagem conceitual do animal, modificado e super simpático, envolvido em um globo azul. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer acabou usando traços da raposa e, por isso, a confusão entre os dois.
Mas “Firefox” não significa “raposa de fogo”?
É curioso saber que, se traduzirmos Firefox para o português, o significado é “Raposa de Fogo”. Isso mesmo. Mas, saiba que esse é um dos nomes pelo qual o panda vermelho é conhecido. Acontece porque o animal apresenta características bem parecidas com as da raposa, como pelagem avermelhada e cauda longa.
Saiba mais sobre o Panda Vermelho:
Muita gente deve estar pensando: “mas que bichinho fofo!”. É muito fofo e mesmo assim está ameaçado de extinção após a expansão humana no seu habitat tê-lo prejudicado. Vale lembrar que o panda vermelho é protegido em todos os países nos quais vive e sua caça é considerada ilegal por todos os governos.
O animal é um mamífero cujo nome científico é Ailurus fulgens. O país de origem é a China, e seu habitat natural são as florestas. Ele é de porte pequeno com pelagem vermelha e manchas brancas no focinho, olhos e orelhas.
Os pandas vermelhos são animais crepusculares (ou seja, mais ativos ao amanhecer e ao entardecer) e noturnos, passando o dia dormindo nos ramos das árvores ou em suas tocas.
______________________________________
Não sabia dessa? Deixe seu comentário e compartilhe a curiosidade com os seus amigos!
Com informações de TechTudo, MozDev, Archive Mozilla.
Comentários
O que aconteceu com a liberdade poética? Grandes poemas e poesias muito conhecidas também trazem erros parecidos… se vc falasse do “ô se mata” como se fosse um convite pro suicidio, ate que seria passível de discutir, mas nao creio que sua colocação seja realmente relevante.
Hi Actual dope ! an dazzlingtender
Are you in? http://servicerubin.ru