
Conheça os animais nativos da floresta amazônica
Animais Nativos da Floresta Amazônica: Conheça as Espécies Mais Fascinantes
A Floresta Amazônica é um dos ecossistemas mais ricos e biodiversos do mundo, abrigando mais de 2 milhões de espécies de animais e plantas. Sobretudo entre os habitantes dessa gigantesca floresta tropical, há animais incríveis, muitos dos quais são encontrados apenas nessa região.
Vamos conhecer algumas das espécies mais icônicas da Amazônia!
Mamíferos da Amazônia
- Onça-pintada (Panthera onca)
A onça-pintada é o maior felino das Américas e um dos predadores de topo da floresta. Bem como forte e ágil, é excelente nadadora e caça presas como capivaras, jacarés e veados. -
- Macaco-aranha (Ateles)
Esse primata de cauda longa é extremamente ágil e passa quase toda a vida no topo das árvores, saltando de galho em galho. Toda via é um dos macacos mais inteligentes da Amazônia. - Bicho-preguiça (Bradypus variegatus)
Famoso por sua lentidão, a preguiça vive nas árvores e se alimenta de folhas. Seu metabolismo lento ajuda a conservar energia, e sua pelagem abriga algas, que servem como camuflagem. - Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis)
O golfinho de água doce mais famoso do mundo é encontrado nos rios da Amazônia. Além de sua coloração rosada, é cercado por lendas, como a que diz que ele se transforma em um homem sedutor à noite. - Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
Com sua longa língua pegajosa, o tamanduá-bandeira se alimenta de formigas e cupins. Então apesar de parecer pacífico, tem garras poderosas para se defender de predadores.
- Macaco-aranha (Ateles)
Répteis e Anfíbios da Amazônia
- Sucuri (Eunectes murinus)
Também conhecida como anaconda, essa é uma das maiores cobras do mundo, podendo ultrapassar 7 metros de comprimento. Logo apesar de seu tamanho, não é venenosa, matando suas presas por constrição. - Jacaré-açu (Melanosuchus niger)
Esse é o maior jacaré da Amazônia, chegando a medir até 6 metros de comprimento. Ele é um predador de topo e caça peixes, mamíferos e até outros répteis. - Perereca-colorida (Dendrobates spp.)
Esses pequenos anfíbios chamam a atenção por suas cores vibrantes, que servem como um alerta de sua toxicidade. Assim sendo algumas espécies produzem veneno poderoso, usado por indígenas em dardos de caça.
Aves da Amazônia
- Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus)
Acima de tudo um símbolo da Amazônia, essa bela ave azul é a maior espécie de arara do mundo. Infelizmente, está ameaçada devido ao tráfico de animais e à destruição do habitat. - Gavião-real (Harpia harpyja)
Também chamado de harpia, esse é um dos maiores e mais poderosos gaviões do mundo. Desse modo ele caça animais como macacos e bichos-preguiça, usando suas garras enormes. - Tuiuiú (Jabiru mycteria)
Essa ave é a maior cegonha das Américas e pode ser vista em áreas alagadas da Amazônia. É um símbolo do Pantanal, mas também habita partes da floresta.
Peixes e Insetos da Amazônia
- Pirarucu (Arapaima gigas)
Conhecido como “gigante dos rios”, o pirarucu pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar mais de 200 kg. Ele tem a incrível capacidade de respirar ar, permitindo sobreviver em águas pobres em oxigênio. - Peixe-elétrico (Electrophorus electricus)
Esse peixe gera descargas elétricas de até 600 volts para se defender e caçar. Sua capacidade de produzir eletricidade o torna um dos animais mais fascinantes da Amazônia. - Borboleta-azul-morfó (Morpho menelaus)
Assim uma das borboletas mais belas do mundo, a morfó-azul brilha intensamente sob a luz do sol. Ela é símbolo da beleza da biodiversidade amazônica.
Portanto a Floresta Amazônica abriga uma diversidade impressionante de animais, muitos dos quais são essenciais para o equilíbrio do ecossistema. Logo no entanto, o desmatamento e a caça ilegal ameaçam muitas dessas espécies. Por fim proteger essa biodiversidade é fundamental para o futuro do planeta!