Relações de técnicos e ex-técnicos no futebol brasileiro
Dois casos recentes de declarações extra-campo ilustram muito bem os extremos de como os profissionais se comportam uns com os outros.
Quem é fã de futebol sabe que a troca de técnicos de clubes não é algo incomum, principalmente no Brasil. Seja por novas oportunidades no mercado ou pelo desempenho que têm apresentado à frente das equipes, sendo ele bom ou ruim, muitos profissionais acabam deixando seus times ou embarcam em novos desafios, com novas camisas. Nesse contexto, a boa relação entre técnicos e ex-técnicos de clubes é um tema que não se discute muito, mas que ganhou destaque na última semana devido ao posicionamento de alguns profissionais.
Desde que teve o seu contrato rescindido com o Benfica, no final do ano passado, Jorge Jesus foi um dos nomes mais comentados no mercado. Possíveis rumos foram especulados para o técnico português que teve uma passagem histórica à frente do Flamengo.
Entre as equipes que os profissionais e fãs do esporte especularam que o “Mister” poderia assumir, estavam o Everton, o Fenerbahçe e até mesmo a Seleção Brasileira. No entanto, o Rubro-Negro carioca seguiu sendo o principal nome na lista de possíveis destinos de Jesus. Ser repatriado pelo principal time de sua carreira era algo que o próprio técnico já parecia demonstrar interesse. Porém , há um detalhe, o Flamengo já conta com um comandante, Paulo Sousa.
Um cenário comum no futebol, que instigava o interesse de fãs de Jesus que não estariam contentes com a passagem do atual técnico, mas que parecia que não iria resultar em nenhum tema de maior debate, sendo resolvido pela diretoria. Porém, uma fala de Jesus divulgada pelo jornalista Renato Maurício Prado após entrevista gerou mal-estar dentro do Flamengo, entre torcedores e entre outros profissionais do meio esportivo. Na conversa com Renato, Jesus compartilhou um prazo limite até o qual poderia esperar uma proposta do clube carioca antes de seguir em busca de outras opções no mercado, dia 20 de maio.
Esse deadline de Jorge Jesus repercutiu em muitas mídias da área esportiva, principalmente pelo comentário do ex-jogador Casagrande no site do Globo Esporte. Sobre o ultimato do português, o comentarista escreveu em seu texto: “Jorge Jesus está tendo uma grande falta de ética e respeito com seu compatriota Paulo Sousa. É inacreditável esse comportamento”. Casagrande também criticou a presença de Jesus no Rio de Janeiro, que poderia acarretar em uma maior pressão a Paulo Sousa.
Técnicos, jogadores e representantes de clubes de destaque do futebol nacional e internacional se solidarizaram com o ocorrido com Paulo Sousa e mandaram mensagens de apoio ao atual técnico do Flamengo. Inclusive José Mourinho, ex-técnico do Real Madrid e atual técnico da Roma, foi um dos que contataram o compatriota do Flamengo. O mais curioso desse caso é que o próprio Paulo Sousa já havia demonstrado grande profissionalismo ao assumir o comando do Flamengo, enaltecendo as conquistas de Jorge Jesus em sua passagem pelo time.
Em contraponto ao caso de Jorge Jesus, tivemos uma bela demonstração de respeito entre profissionais no embate entre Fortaleza e São Paulo, pela 5ª rodada do Brasileirão 2022, quando Rogério Ceni comandou o Tricolor Paulista contra o seu ex-clube, liderado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda.
Ceni demonstrou grande apreço pelo ex-time e tratou todos os conhecidos, funcionários e jogadores do Fortaleza, com muito respeito. Já o técnico Vojvoda, como revelou o jornal Diário do Nordeste, tratou de ressaltar a importância do seu antecessor para o Fortaleza, tanto no passado quanto no presente.
São dois exemplos distintos, mas que reforçam a importância de manter vivo o respeito no esporte dentro e fora de campo.
Fortaleza Digital
Além de ajudar a espalhar o respeito no esporte, o Fortaleza também se destaca no seu caráter inovador. O time ingressou no mercado de ativos digitais com a produção e comercialização do fan token oficial do clube, o Fan Token Fortaleza.
O token utilitário da equipe está disponível para compra através da plataforma Bitci, parceira oficial da marca.
Sobre a Bitci
Fundada na Turquia, em 2018, a Bitci é uma plataforma de negociação de ativos digitais. Bitcoin, Ethereum e Criptomoedas, que garantem segurança e rapidez aos usuários durante o processo de transação.
A plataforma realiza cerca 1,2 bilhão de transações diárias e atua fornecendo soluções para o mercado, produzindo tokens para as marcas e clubes com a BitciChain.
A BitciChain, primeira rede blockchain integrada à bolsa de valores e plataforma de pagamento da Turquia, está sendo desenvolvida pela Bitci Teknoloji. A BitciChain é otimizada para fornecer a empresas e instituições a melhor adoção de blockchain.