Caminhos iluminados para a busca do saber e a retenção do conhecimento
Nada mais ameaçador para o ser humano do que viver longe da verdade. A falta de conhecimento vai matando aos poucos e impossibilita nosso avanço em todas as áreas da vida. Para quem percebe essa necessidade, o artigo de hoje traz alguns bons conselhos na hora de buscar adquirir conhecimento e sabedoria para aplicá-lo.
Veja também:
- Mostre a sua verdade a Deus e perceba o que Ele pode fazer por você.
- Quem ama o perigo, morrerá por causa dele.
Não devemos decorar, mas absorver, entender e utilizar o conhecimento
Na busca pelo conhecimento, vamos aprender com A.D. Sertillanges, um filósofo e teólogo dominicano francês, especialmente conhecido pelos seus estudos sobre São Tomás de Aquino.
Em seu livro A Vida Intelectual, Sertillanges nos diz:
“A fonte do saber não está nos livros, está na realidade e nos pensamentos. Os livros são marcos indicadores; a estrada é mais antiga, e ninguém faz por nós a viagem em busca da verdade. O que um escritor diz não é o que primeiramente nos importa; trata-se daquilo que é, e nosso espírito se propõe não a repetir, mas a compreender, ou seja, levar consigo, quer dizer, vitalmente absorver, e, finalmente, pensar por si só. A palavra ouvida, é preciso – depois do autor, talvez graças a ele, mas, no final das contas, independentemente dele – obrigar a alma a repeti-la. É necessário recriar para o nosso uso toda a ciência”.
Como reter o conhecimento?
Santo Tomás de Aquino propõe 4 regras para quem quer reter o conhecimento:
1 – Ordenar aquilo que se quer reter;
2 – Aplicar o espírito profundamente nisso;
3 – Meditar frequentemente sobre isso;
4 – Quando quisermos nos lembrar novamente, retomar o encadeamento das relações por sua extremidade, que o restante virá naturalmente.
Conclusão
Neste curto artigo damos apenas as condições iniciais para que você comece a buscar o conhecimento. Sua jornada está apenas começando e é preciso um esforço constante, muita determinação e persistência. Não é fácil, mas pode ter certeza de que todo o seu trabalho será recompensado.