A burocracia atrapalha o crescimento do país e estimula a corrupção
A burocracia atrapalha o crescimento do país e estimula a corrupção. Essa é a opinião da maioria dos brasileiros medida em diversas pesquisas de entidades importantes, como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Hoje vamos saber um pouco mais sobre esse grande problema no Brasil.
Veja também:
- Não caminhe com alegria pelas trevas pensando que está fazendo algo bom.
- A verdadeira paz está em Deus e muitos se machucam buscando no lugar errado.
Burocracia
Burocracia é um termo oriundo do latim e do francês que significa escritório. Burocracia significava todas as repartições públicas, na Franca do século XVIII e também o poder e ação dos funcionários nos escritórios e qualquer outro ambiente de trabalho.
Na prática, podemos definir como burocracia um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de empresas e o funcionamento da economia.
“A burocracia engessa a economia e rouba tempo de quem quer empreender. É muita exigência, muita complicação. O Governo não pode pesar nas costas de quem produz. É preciso simplificar para que o país retome seu desenvolvimento, fique mais competitivo e gere empregos”, afirma Paulo Skaf, presidente da Fiesp.
A teoria e a prática
Em teoria, os processos burocráticos deveriam ser benéficos, auxiliando na regulação, fiscalização, acompanhamento e pleno desenvolvimento das atividades. Na prática, em um país como o nosso, a burocracia acaba dificultando processos e estimulando a corrupção.
Você já teve alguma experiência desgastante com algo burocrático? Deixe o seu comentário no fim deste artigo.
É muito importante salientar que, não importa quão trabalhoso seja, o caminho da legalidade é o único correto, que deve ser seguido pelas pessoas que buscam o bem e a justiça.