Você não é uma vítima, mas pode estar sabotando a sua vida
É interessante saber e reconhecer que todas as pessoas têm algum tipo de limitação, alguma história de dor e perda, e já venceram diversos desafios na vida. Diante dessas situações de dificuldade, as pessoas podem escolher entre duas opções que fazem toda a diferença: se tornar vítima, condicionando sua vida a sentimentos de piedade e dó, ou transformar a dor em motivação para seguir em frente e enfrentar todos os obstáculos internos e externos.
- Pequenas lições para casais com o Livro de Tobias.
- Se você sente que está “apanhando da vida”, é porque precisa da Armadura do Cristão.
A vitimização
A vitimização consiste justamente no hábito de transformar alguém em vítima, e o termo vale especialmente para quem coloca a si mesmo como vítima das situações. Pessoas que se colocam como vítima frequentemente usam frases como:
- “As coisas nunca dão certo para mim”;
- “Sou um azarado”;
- “A vida é injusta comigo”;
- “As pessoas são más comigo”;
- “Ninguém me entende”;
- “Eu não tenho culpa”;
- “Eu não queria ser assim”.
Quando você se sabota
Usar situações difíceis como desculpa para não tomar decisões e se esforçar, pode ser um grande obstáculo. Mesmo que o trauma ou dificuldade tenha marcado sua vida, você pode procurar a ajuda de profissionais capacitados e cercar sua vida de estímulos que curam.
Como parar de ser vítima de sua própria história
Assuma seu poder
Se o que acontece na sua vida não é responsabilidade sua, você também não tem o poder de mudar. Pensando assim, fica claro o quanto você fica dependente e vulnerável quando não assume a responsabilidade pelas coisas que acontecem na sua vida.
Aprenda com as adversidades
Encontre o aprendizado por trás das suas dores. Entenda que a vida não é feita apenas de bons momentos, que as pessoas não são perfeitas e que nem sempre as coisas serão como você deseja. É preciso coragem para enxergar o lado escuro da vida sem perder a consciência de que todo acontecimento tem uma lição importante.
Colocando essas dicas em prática, você verá as dificuldades de maneira diferente e usará as adversidades como impulso para suas conquistas.
Com informações de Sbie.
Comentários