Dicas para sair com elegância de uma empresa após a demissão
Perder o emprego não é nada fácil, mas se desesperar e sair “soltando os cachorros” pode piorar a situação. No artigo de hoje você verá dicas de
Candice Fernandes, head de operações da consultoria STATO, para saber como agir nesse momento difícil.
- 5 sites que te ajudam na busca por um emprego.
- O fim da liberdade de um homem e outras imagens polêmicas da internet.
O que dizer ao ser demitido?
A demissão por vontade exclusiva do empregador é um dos momentos mais delicados na vida de um profissional e, segundo Candice Fernandes, “Não vai adiantar se justificar ao ouvir a razão da dispensa”.
Fique calmo, agradeça a oportunidade de ter trabalhado na empresa, e se tiver a chance, pergunte o motivo da demissão. Por fim, informe-se a respeito das etapas do desligamento.
Candice também não recomenda que gestores se alonguem em explicações sobre a dispensa para o profissional nesse momento sensível. “Se o gestor já tomou a decisão de demitir não é hora de dar feedback”, diz.
Acredite: existe um lado bom em ser demitido
Ser demitido não significa que todo o seu tempo dedicado àquela empresa foi desperdiçado. Durante o período em que você trabalhou lá, tanto você quanto seu empregador se beneficiaram de alguma forma. Uma alteração nas condições não revoga essa realidade. O empregador ganhou um trabalhador. E você ganhou uma valiosa experiência — e uma das mais valiosas e necessárias experiências é o choque de ser demitido. Em alguns casos, ser demitido é a melhor maneira de progredir. Todos nós precisamos de estímulos e de aprimoramentos. Vivenciar a experiência de uma rejeição direta é um pungente lembrete deste fato, e pode nos fornecer um grande ímpeto a uma mudança.
Com informações de Você/SA.