Entenda de que maneira os anabolizantes prejudicam o corpo
É interessante saber que, embora sejam totalmente prejudiciais à saúde, os anabolizantes são utilizados por grande número de pessoas que consideram a aparência física mais importante do que a saúde. Muita vezes, essas substâncias até transformam os corpos de quem usa para pior. Hoje vamos saber um pouco mais sobre os efeitos nocivos dos anabolizantes.
O perigo dos anabolizantes
Os esteroides androgênicos anabólicos podem causar danos irreversíveis, como rouquidão e hepatite, segundo Clayton Luiz Dornelles, membro da Comissão Temporária para Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
“Eles são reguladores da síntese de todos os nossos genes, principalmente da parte muscular, por isso aumentam massa magra. Mas nós temos receptores de esteroides no corpo inteiro e o uso nas doses erradas causa diversos efeitos colaterais indesejáveis no organismo, que podem até ser fatais” – Clayton Luiz Dornelles, médico.
O uso indiscriminado dos anabolizantes preocupa as autoridades médicas, que passaram a considerá-lo um problema social e de saúde pública. Para frear a situação, a SBEM lançou o projeto Bomba Tô Fora, um programa educacional de prevenção ao uso desse tipo de substância.
Confira, abaixo, os principais efeitos que o uso indiscriminado de esteroides anabolizantes pode causar no organismo: