Ultima Thule – conheça o objeto mais distante já explorado
Pode parecer ficção científica mas não é. A sonda sonda New Horizons, da Nasa passou pelo objeto mais distante já explorado e registrou informações importantes. Os sinais confirmaram que a sonda conseguiu sobrevoar, capturar imagens e analisar cientificamente o corpo celeste conhecido como Ultima Thule – que está a cerca de 6,5 bilhões de quilômetros de distância da Terra.
“A Ultima Thule está finalmente relevando seus segredos”, diz Hal Weaver, pesquisador do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, responsável pela missão.
O corpo celeste tem cerca de 16 quilômetros de comprimento e está localizada no chamado cinturão de Kuiper – composto principalmente por corpos celestes de gelo, remanescentes da formação do Sistema Solar -, além da órbita de Netuno.
A sonda New Horizons foi lançada em janeiro de 2006, e já havia feito história em 2015, quando passou pelo planeta-anão Plutão e enviou dados e fotos de volta para a Terra, que foram as informações mais detalhadas conseguidas sobre o planeta.
As imagens coloridas, de baixa resolução, devem chegar e ser divulgadas ao longo dessa semana.
Mas as imagens de alta resolução só devem chegar em fevereiro.
Trajetória da New Horizons
A Nasa queria explorar algo além de Plutão e esse objeto era alcançável. Curiosamente, só foi descoberto há quatro anos pelo telescópio Hubble.
Catalogado inicialmente como (486958) 2014 MU69, o corpo celeste recebeu o nome de Ultima Thule com base em uma consulta pública promovida pela Nasa. É um termo em latim que significa algo como “um lugar além do mundo conhecido”.
Muito interessante, não?