Por que o Brasil não imprime mais dinheiro?
Por que o Brasil não imprime mais dinheiro para acabar com os problemas? Essa é uma pergunta muito comum que algumas pessoas fazem, como se a simples impressão de mais cédulas resolvesse o problema da economia do nosso país. Mas será que é assim?
Veja também: 4 benefícios incríveis de se dormir nu.
Por que o Brasil não imprime mais dinheiro?
Primeiro, vejamos como as pessoas agem na internet, é até divertido!
Segundo a mesma reportagem do Uol, “Se fosse uma solução tão simples, não teria por que nenhum profissional não ter pensado nela ainda; é isso o que o leigo deve realmente se questionar”, disse o economista Fernando Nogueira da Costa, professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade de Campinas) e especializado em moedas e sistema financeiro.
Inflação
Como dito na divertida imagem acima, o descontrole da inflação ou mesmo uma crise hiperinflacionária é a consequência mais clássica de imprimir dinheiro. Perda de credibilidade, fuga de dólares e a necessidade de juros altíssimos para responder a tudo isso, além de desemprego e recessão, são outros efeitos que viriam de brinde.
O resultado, com o descontrole de juros e preços, seria uma dívida que ficaria ainda mais difícil de pagar e um país que sairia mais empobrecido.
“Imprimir mais dinheiro não é uma opção de política pública, é uma falta de opção”, disse o economista Josué Pellegrini, analista do IFI (Instituto Fiscal Independente), centro de pesquisas em contas públicas do Senado Federal.
“É um mecanismo a que os governos recorrem quando não conseguem mais pagar a dívida, o que não deixa de ser uma espécie de calote”, afirmou Pellegrini, que também já foi gestor de políticas públicas do Ministério da Fazenda.
Se quiser saber mais, veja a matéria na íntegra.
Conclusão
Mesmo que pareça uma ideia boa, é melhor pensarmos em outro plano para aumentar as riquezas de nosso país.