Jongo, a dança que é riqueza de nossa cultura
É sempre muito bom saber um pouco mais sobre a rica cultura brasileira e todos os seus elementos. Hoje vamos saber um pouco mais sobre o Jongo, uma dança brasileira de origem africana, realizada ao som de tambores, com ritmo contagiante.
Veja também: Álcool ou maconha. Qual o mais prejudicial?
Jongo, a dança que é riqueza de nossa cultura
Inserindo no âmbito das chamadas danças de umbigada (sendo, portanto, aparentado com o semba ou masemba de Angola), o jongo foi trazido para o Brasil por negros bantos, sequestrados para serem vendidos como escravos nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, região que hoje se situa em boa parte do território da República de Angola. Composto por música e dança características, animadas por poetas que se desafiam por meio da improvisação, ali, no momento, com cantigas ou pontos enigmáticos, o jongo tem, provavelmente, como uma de suas origens (pelo menos no que diz respeito à estrutura dos pontos cantados) o tradicional jogo de adivinhação angolano denominado jinongonongo. Muito interessante, não?
Saiba mais
A seguir, você verá um vídeo dessa importante atividade cultural. O material foi desenvolvido a partir de trechos extraídos do filme “Sou de Jongo” e do 09º e 10º Encontro de Jongueiros, para o Portal do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. No vídeo, você pode entender melhor tudo o que foi falado acima e sentir um pouco das vibrações animadas da dança.
Que tal compartilhar essa grande riqueza artística e cultural com os seus amigos? Ter orgulho e vontade de conhecer cada vez mais nossa cultura nos torna um povo cada vez mais unido e evoluído, que respeita e valoriza a diversidade.
——————————————————
Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário no fim desta página. Se tiver alguma sugestão de pauta para nós, fique à vontade para entrar em contato conosco.