Espinhas. Qual é a causa delas?
Os cravos e as espinhas são um grande problema para pessoas que se preocupam com a aparência. Mas você sabe o que são cravos e espinhas e por que eles aparecem em nossa pele?
É interessante saber que espinhas, cravos e inchaços são tipos de acne e acontecem quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele. No artigo de hoje vamos saber um pouco mais sobre essa condição.
Veja mais: Pilates para iniciantes sem habilidades.
Sabendo um pouco mais sobre cravos e espinhas
A nossa pele contém várias glândulas sebáceas que produzem uma substância oleosa com a função de lubrificá-la. Essa substância também lubrifica os pelos e é eliminada por poros presentes em nossa pele.
O problema acontece quando os poros, por onde deveriam sair essas substâncias, entopem, ou então quando há um aumento na produção da substância oleosa pelas glândulas. É aí que ocorre o aparecimento dos cravos. Quando esse cravo sofre uma infecção por bactérias que são comuns em nossa pele, aparecem as espinhas. Os cravos e as espinhas são as lesões provocadas pela doença de pele chamada de acne.
Esse entupimento pode ocorrer porque as células produzem uma grande quantidade de queratina (proteína encontrada em nossa pele que tem a função de proteger), que pode obstruir os poros. Outros motivos que podem causar o entupimento: uso de produtos de beleza oleosos ou gordurosos, alimentação, uso de alguns tipos de remédios e excesso de hormônios produzidos pelo corpo.
Quando há uma grande quantidade de bactérias no cravo, o nosso corpo tenta reagir e começa uma inflamação. Quando isso ocorre, as regiões em volta da espinha ficam vermelhas, inchadas e muito doloridas, levando ao aparecimento de pus. Quando a espinha está nessa fase, os médicos recomendam não espremê-las, pois isso pode piorar a inflamação e ainda deixar cicatrizes.
Como solucionar o problema?
Existem vários tratamentos para controlar os cravos e as espinhas, mas a pessoa mais indicada para prescrever e acompanhar qualquer tipo de tratamento é o médico dermatologista. Não se aconselha fazer tratamentos caseiros, pois eles podem piorar a situação e ainda deixar sequelas irreversíveis nos casos mais graves.