Inteligência artificial para abrir olhos nas fotos do Facebook
Se você acha que inteligência artificial é apenas assunto de filme de ficção científica, está redondamente enganado. Hoje em dia, diversas empresas em todo o mundo trabalham no desenvolvimento de vários equipamentos inteligentes e alguns deles já são até comercializados.
Mas o assunto de hoje é uma ferramenta desenvolvida pelo Facebook capaz de não só identificar fotos em que você saiu com os olhos fechados, mas também corrigir o inconveniente. O app literalmente “levanta” as pálpebras fechadas. Vemos entender melhor como funciona.
Veja também: Já pensou carregar o celular apenas 4 vezes por ano?
Inteligência artificial para abrir olhos nas fotos do Facebook
Talvez você seja uma daquelas pessoas que acabam piscando bem na hora do flash da câmera e sempre sai de olhos fechados na fotos. Pois bem, com a nova ferramente, seus problemas acabaram! Brian Dollahnsky e Christian Canton Ferrer, engenheiros de software do Facebook criaram a ferramenta apos minuciosa análise de fotos que formaram um padrão.
Como funciona?
O mecanismo reconhece o rosto da pessoa e identifica suas expressões faciais, a incluir também os olhos. Se fechados, o app corrige de imediato os olhos, reduzindo a saliência das pálpebras.
“Para o problema particular de transformações faciais, ela (a tecnologia) aprende não só a preservar características como iluminação ou o tom da pele, mas pode também abranger alguma noção de plausibilidade semântica. Dando um conjunto de treinamento de tamanho apropriado, a rede irá aprender como um rosto humano ‘deve’ parecer”, disseram os engenheiros.
Para evitar que a edição fique artificial demais, parecendo que a foto foi modificada no Photoshop, Brian e Christian apostaram num recurso já existente no mercado, chamado de rede adversarial generativa (GAN, na sigla em inglês), muito utilizada para desenhar rostos do zero.
Com a fusão das duas ferramentas, o software contempla o tamanho da cavidade ocular na foto em que o indivíduo aparece de olhos fechados, a iluminação sobre a pele, a posição do rosto e qual o efeito da luz sobre os olhos.
O que achou dessa novidade? Seria útil para as suas fotos e de seus amigos e familiares? Deixe sua opinião nos comentários no fim desta página.
Comentários