Brincando também se aprende. Jogos educativos para crianças podem ser uma importante ferramenta
É interessante saber que estimular as crianças com jogos educativos é fundamental para seu desenvolvimento físico e mental. E o incentivo pode acontecer na escola e em casa também. Vamos saber mais?
Atividades lúdicas mexem com o lado psicológico e ensinam a criança a interagir com o próximo, respeitar regras e muito mais.
Confira alguns benefícios dos jogos educativos para crianças:
- Desenvolvem a imaginação
- Favorecem o senso de cooperação
- Promovem a boa autoestima
- Fazem com que os pequenos aprendam a resolver problemas de maneira natural, simples
- Estimulam o pensamento, a criação e a formação de senso crítico
- Enriquecem as interações humanas por meio da melhoria no entendimento a respeito do efeito dos jogos
- Contribuem na formação corporal
- Auxiliam no desenvolvimento emocional e cognitivo
- Preparam a inteligência e o caráter
- Permitem que a criança expresse suas fantasias, desejos e experiências reais
- Ajudam a ter dimensão de tempo (antes, depois), de quantidade (pouco, muito), além da compreensão da sequência início-fim.
- Servem de caminho para que demonstrem sua personalidade, sendo úteis também aos pais neste sentido
Jogos educativos para crianças parecem uma festa, mas podem trazer grandes lições em sua execução. São formas de descobrir, persistir e perseverar.
Por meio deles, a criança exercita a capacidade de perder, sabendo que novas oportunidades virão. Com isso, pode manter seu esforço, sua paciência e não desistir com facilidade.
Através do jogo, a psicologia da criança é demonstrada. Tanto que na vida adulta, no trabalho ou convívio social, percebe-se o reflexo da personalidade revelada nos jogos infantis.
Dicas e informações interessantes
Na era da internet, é interessante saber que existem vários jogos educativos para crianças online que são gratuitos. É só pesquisar, entender e escolher qual é o melhor para sua criança.
Uma curiosidade: ‘lúdico’, do latim, significa jogo. Uma atividade livre, considerada ‘não séria’ e externa à vida habitual. Porém, ao mesmo tempo, pode absorver quem joga de forma intensa.
No sentido lúdico, portanto, o jogo é algo desligado de interesse material, sem finalidade de lucro e realizado dentro de limites próprios – de tempo e espaço, com suas próprias regras.
Platão e outros pensadores da Grécia Antiga defendiam a importância de educar as crianças em seus primeiros anos de vida com jogos. Meninos e meninas a partir dos sete anos.
O pensador era contra jogos competitivos, uma vez que estes não valorizavam a personalidade, o caráter, e poderiam danificar a formação do indivíduo.
Egípcios, romanos e maias ensinavam jogos aos jovens repassando-os de geração a geração pelos mais velhos. Era uma forma a mais de transmitir valores e normas sociais vigentes.
Conclusão
Jogos educativos para crianças favorecem o desenvolvimento do relacionamento com outras crianças e com adultos. Por meio dos jogos, elas são capazes de interagir com o contexto do qual fazem parte. O resultado é também um autoconhecimento maior e um mundo de descobertas fascinantes para as crianças.
____________________________________________
Com informações de Mãe Blog.