Crise financeira no casal. 8 dicas para não brigar por causa de dinheiro
É interessante saber que problemas financeiros podem atingir qualquer pessoa e a vida sem dinheiro tira o humor de qualquer um. Quando essa crise financeira afeta um casal, a situação é ainda mais grave. Pensando nisso, separamos 8 dicas para ajudar casais que estão passando por dificuldades. Vamos saber mais?
Um dado interessante
De acordo com um estudo recente realizado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) muitos casais brasileiros não têm uma noção exata do ganho do parceiro. A estimativa foi a de que 35% dos casais brasileiros não fazem ideia do quanto o parceiro ganha.
Não saber o quanto o parceiro ganha pode gerar desconfiança e dificulta a resolução de problemas. Especialistas dizem que o diálogo e a transparência ajudam o casal a sair de qualquer aperto. Confira a nossa lista para casais que passam por problemas com dinheiro:
1 – Diálogo
Como dito inicialmente, é importante que o casal converse sobre o dinheiro e sobre o que deve ser gasto e poupado para o futuro, evitando, porém, conversar sobre isso em momentos de tensão. O ideal é tornar o diálogo fácil, evitando assim eventuais conflitos. Muita coisa pode ser resolvida e planejada na conversa.
2 – Metas
É importante que o casal sente e planeje tudo a curto, médio e longo prazo, todas as realizações pretendidas. Mas não se esqueça que também devem desenvolver objetivos coletivos e individuais para que ambos se sintam satisfeitos e confortáveis. O casal deve pensar sempre na compensação e satisfação mútua.
3 – Padrão de vida
Um dos grandes problemas dos casais é em relação ao padrão de vida que ambos desejam levar sem saber do real valor que cada um ganha. Por isso é importante ter conhecimento do orçamento familiar, saber exatamente os valores ganhos e assim planejar os gastos de acordo com o padrão de vida permitido pelo orçamento. Em alguns casos, existem pessoas que gastam bem mais que o parceiro e provocam um grande desequilíbrio nas contas. Isso precisa ser evitado para o bem das finanças.
4 – Estilo de vida
Não se esqueça que cada um possui um estilo de vida, por isso é importante que o casal encontre um meio termo para viver bem. Após sentar e estabelecer o estilo de vida de cada um e as diretrizes para que um possa se ajustar ao outro, as brigas sobre esse assunto tendem a deixar de existir, tornando a vida do casal mais leve.
5 – Renda única
Quando apenas um dos parceiros trabalha fora é importante que ambos tenham uma preocupação com a vida financeira a longo prazo. Por exemplo, no caso das aposentadorias, talvez seja importante ter uma previdência privada.
6 – Filhos
Se o casal tem filhos, é necessário incluí-los na conversa sobre dinheiro. Além disso, é importante o casal chegar em um acordo sobre a educação financeira dos filhos.
7 – Falhas
Também é importante saber que uma hora ou outra alguém irá cometer um erro em relação ao dinheiro. Mesmo que haja uma tensão inicial é importante ter calma e analisar os gastos. Após se acalmar tente ver onde houve o erro e como poderão consertar para que não falte dinheiro futuramente. É importante dialogar, entender o erro e comprometer-se a fazer o possível para não cometê-lo novamente.
8 – Crise
Caso o casal esteja enfrentando uma crise financeira, o ideal é que façam de tudo para não se afastarem um do outro, buscando consolo e ajuda para se reerguerem.
______________________________________________
Que dicas você indicaria? Já passou por alguma situação complicada? Diga nos comentários abaixo.