A mascote do navegador Firefox não é uma raposa!
É interessante saber que o Firefox é um dos navegadores mais populares e está em milhões de computadores pelo mundo. Em 2002, o nome de projeto pra o browser era Phoenix (Fênix, em português), a famosa ave que renasce das cinzas. Alguns meses depois, houve a alteração para Firebird. Porém, essas duas marcas já eram usadas em outras propostas de código aberto. Foi então que, em 2004, mudou para a que conhecemos hoje: Mozilla Firefox. Mas seu mascote não é uma raposa como muitos imaginam. Vamos saber mais?
O nome Firefox foi escolhido por vários motivos: é simples de lembrar, uma boa marca, parece com Firebird e é único. Ou seja, nenhuma empresa tinha registrado algo com esse título.
Por que a confusão com a raposa?
A mascote do Firefox é a Fox, um panda vermelho. O conceito inicial do logotipo foi desenhado por Stephen Desroches e, depois, formulado pela equipe com efeitos gráficos, usando a imagem conceitual do animal, modificado e super simpático, envolvido em um globo azul. Como o panda vermelho não é muito conhecido, o designer acabou usando traços da raposa e, por isso, a confusão entre os dois.
Mas “Firefox” não significa “raposa de fogo”?
É curioso saber que, se traduzirmos Firefox para o português, o significado é “Raposa de Fogo”. Isso mesmo. Mas, saiba que esse é um dos nomes pelo qual o panda vermelho é conhecido. Acontece porque o animal apresenta características bem parecidas com as da raposa, como pelagem avermelhada e cauda longa.
Saiba mais sobre o Panda Vermelho:
Muita gente deve estar pensando: “mas que bichinho fofo!”. É muito fofo e mesmo assim está ameaçado de extinção após a expansão humana no seu habitat tê-lo prejudicado. Vale lembrar que o panda vermelho é protegido em todos os países nos quais vive e sua caça é considerada ilegal por todos os governos.
O animal é um mamífero cujo nome científico é Ailurus fulgens. O país de origem é a China, e seu habitat natural são as florestas. Ele é de porte pequeno com pelagem vermelha e manchas brancas no focinho, olhos e orelhas.
Os pandas vermelhos são animais crepusculares (ou seja, mais ativos ao amanhecer e ao entardecer) e noturnos, passando o dia dormindo nos ramos das árvores ou em suas tocas.
______________________________________
Não sabia dessa? Deixe seu comentário e compartilhe a curiosidade com os seus amigos!
Com informações de TechTudo, MozDev, Archive Mozilla.