
Como saber se uma carne está boa para o consumo?
É interessante saber que os alimentos geram grande preocupação quando não podemos analisar exatamente de onde vieram. Mas podemos verificar algumas características que mostram que uma carne está boa para o consumo. Vamos saber mais?
Carnes estragadas ou em mal estado são responsáveis por milhares de casos de intoxicação por ano. Outras doenças também podem ocorrer por causa da ingestão de alimentos em más condições. Saber distinguir quando a carne está boa ou ruim pode ajudar a evitar esses problemas.
Dicas de como ver se a carne está própria para o consumo:
- Veja a data em que foi embalada a carne ou o seu prazo de validade. Se a carne já tiver passado do seu prazo de validade, não a compre, não importa se o preço está muito baixo, simplesmente não a compre. Se não tiver ou não conseguir ver o prazo de validade, lote e dia em que foi embalada também não compre a carne. Não vale a pena arriscar e brincar com sua saúde.
- A cor da carne também é muito importante. Não precisa ter passado o seu prazo de validade para que esteja em mau estado, nem a cor significa que a carne esteja má. A carne de aves pode variar desde o branco azulado até ao amarelo. Em condições ideais, a carne de porco crua é cinza-rosado. A maioria das pessoas associa a carne picada fresca a uma cor vermelho brilhante. No entanto, esta cor vermelha não é a cor natural da carne fresca, apenas se torna assim devido à exposição ao ar. Se a carne picada fresca for embalada a vácuo e não tiver contato com oxigênio, a sua cor seria um vermelho-púrpura. Contrariamente à crença popular, o fato de a carne de vitela picada ter se tornado castanha, não significa que esteja ruim. A carne dos animais mais velhos é mais escura que a dos animais mais novos. E, além disso, às vezes a iluminação da loja pode causar uma reação com a cor da carne, dando-lhe uma cor castanho-avermelhada.
- Cheire a carne. Esta é provavelmente a forma mais fácil de saber se a carne é ruim. Seja qual for o tipo de carne, se cheira a ranço, mofo ou algo desagradável, não é boa para comer. Você pode encontrar carne picada numa loja que pareça ser fresca, mas tem um ligeiro odor. Isto poderá significar que a carne está começando a ficar ruim, ou que se utilizou monóxido de carbono durante o embalamento da carne para manter a sua cor avermelhada bonita, inclusive depois de se deteriorar. De qualquer forma, você não deve correr esse risco. A carne de aves de aviário tem um cheiro mais distinto quando começa a ficar ruim, um cheiro de podre que deixa muito claro que não deve ser consumida.
- Inspecione a carne. A carne podre frequentemente tem uma textura viscosa, que é um sinal de que as bactérias já começaram a multiplicar-se sobre a sua superfície. A carne em mau estado, especialmente a de aves, também pode se tornar pegajosa. Se você ver alguma anormalidade na carne, ou se tiver zonas que estejam negras ou verdes, é sinal de que os fungos já começaram a crescer.
Mesmo depois de confirmar se a carne está em bom estado é extremamente importante saber como conservá-la.
Dicas de conservação das carnes:
- Deixar a carne no congelador por muito tempo não o fará perder o produto, mas mudará a sua cor e vai eliminar os nutrientes da carne. Cozinhar a carne com a queimadura do congelador frequentemente resulta numa comida de sabor amargo e seco.
- A carne mal cozida, não importa quão fresca seja, pode apresentar os mesmo riscos para os seres humanos que a carne em mau estado. Cozinhe bem as carnes para reduzir ao mínimo a probabilidade de contrair uma doença transmitida por alimentos.
- Não confie nas datas de venda da loja onde compra a carne como um indício da sua frescura, uma vez que estas datas são fáceis de manipular. Use os seus sentidos (incluindo o senso comum) para decidir se a carne é fresca ou se está em mau estado.
_______________________________________
Com informações de Comida Um Como.