Para que serve o bolso menor da calça jeans?
É interessante saber que existe um bolso menor na maioria das calças jeans que muita gente não sabe pra que serve. Afinal, qual o motivo de existir esse bolsinho nas calças?
A Levi’s resolveu a dúvida de milhares de pessoas em todo o mundo. Nada melhor que a marca do inventor da calça jeans para falar sobre isso, né?
Segundo a marca, em uma postagem em seu site, o bolso menor na parte da frente da calça jeans era feito, originalmente, para guardar relógios de bolso dos caubóis.
No passado, a peça de roupa mais usada pelas pessoas era fabricada com quatro bolsos. Um ficava na parte de trás, no lado direito e os outros três na frente, incluindo o pequenino bolsinho.
Só anos mais tarde é que a calça ganhou um bolso a mais no lado esquerdo da parte de trás, além de outros bolsos mais arrojados (e em alguns casos bregas) na parte das pernas, nas laterais.
Saiba mais
Levi Strauss, nasceu na Baviera francesa e chegou aos Estados Unidos em junho de 1847. Começou a confeccionar calças para os mineiros com um tecido de lona marrom, usado pra fazer barracas e cobrir carroças, já que eles precisavam de roupas bem resistentes.
Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, que foram vendidos rapidamente. Mais tarde abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco. Levi trocou a lona pelo “tecido de Nimes”, mais resistente e durável e tingiu-o com índigo. Sua criação foi batizada pelos americanos de denim (corruptela da expressão – de Nimes) e passaram a chamar a calça de Levi’s blue denim ou blue jeans.
Na década de 1860, o alfaiate Jacob Davis associou-se a Levi para patentear um modelo com rebites de cobre nos pontos de maior tensão, a fim de reforçar os bolsos que se rasgavam facilmente. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi’s 501.
Fontes: Fatos Desconhecidos e Levi’s.